Thom Browne + Sil Bruinsma

Criando fantasia: O provocador do mundo da moda Thom Browne em um bate-papo com o artista maquiador Sil Bruinsma.

Made for Fashion reúne famosos estilistas de moda e artistas maquiadores para um cândido bate-papo sobre criatividade, colaboração e passarelas.

Thom Browne, um homem de uma uniformidade profunda e rígida em sua vida pessoal casualmente é o propulsor por trás de alguns dos modelos mais provocadores, extraordinários e inventivos da moda. Cada uma de suas coleções conta histórias ousadas envoltas em perspicácia, repletas de habilidade e tão excêntricas quanto irrequietas.

Um golpe de sorte criativo trouxe o artista maquiador Sil Bruinsmas para a órbita de Browne. Bruinsma, um homem que, com perícia, transforma o ponto de vista singular de Browne em realidade, tratando o rosto de cada modelo, tanto nas coleções femininas quanto nas masculinas, como uma extensão das roupas que estão mostrando. Juntos, os dois criam uma fantasia total, contrariando expectativas estação após estação, sempre de modo admiravelmente memorável. Aqui, os dois discutem seu relacionamento, o que os torna tão compatíveis e como trabalham juntos para converter a poderosa visão de Thom.

Sil: Nós começamos há uns quatro anos em Paris, na coleção masculina, e depois disso Thom começou a mostrar modelos femininos em Nova York e eu também embarquei nessa. A cooperação evoluiu para o que ela é hoje. Mesmo nas coleções masculinas, a gente usa bastante maquiagem. Basicamente, é o mesmo trabalho que executamos nas mulheres.

Thom: Não sou especialista em maquiagem, por isso trabalhar com Sil é o tipo do relacionamento que eu valorizo muito por que tenho uma ideia específica daquilo que quero fazer. Eu passo a minha ideia para o Sil e ele a aprimora. Ele é especialista no que faz. Qualquer pessoa que é realmente boa no que faz é inspiradora.

Sil: Thom tem uma visão tão poderosa, realmente é o mundo próprio dele, e ele aparece com a ideia – seja de um filme ou qualquer outra coisa - e me dá algumas referências, ou então ele diz "eu gostaria de ver isso ou aquilo". Agora, após alguns anos de trabalho conjunto, já sei qual é a direção que ele quer que os looks sigam.

Thom: Minha inspiração vem de tantos lugares diferentes, mas eu me baseio muito em filmes. Às vezes, penso em algo original, algo que ainda não vi. A ideia é criar algo que funcione com a coleção, mas que também tenha uma razão para estar ali e que seja divertido de alguma forma.

“Há dois tipos de beleza. O tipo que embeleza a pessoa... E há uma beleza que é muito mais direcional. Mais criativa e ousada”.

Sil: Há uma ampla gama de influências. Artistas, pintores, às vezes é só uma mulher no metrô. Às vezes os estilistas lhe dão uma ideia daquilo que querem ou, outras vezes, a ideia surge quando você vê a coleção ou os tecidos. Procuro tentar entender e sentir o que Thom gostaria de ver e depois acrescento o meu próprio tempero.

Thom: No meu jeito de criar, tudo é muito bem pensado desde o início. É claro que me mantendo aberto a evoluções ao longo dos meses em que a coleção adquire vida, mas tenho uma ideia muito clara desde o começo. O mais importante é que a referência não seja usada de modo literal. Ela é integrada de um jeito bastante ‘solto’ em uma, assim espero, ideia original.

Sil: Há dois tipos de beleza. O tipo que embeleza as pessoas, e certos estilistas lhe pedem para deixar as garotas bonitas. E tem aquela beleza que é muito mais direcional. Mais criativa e ousada.” Eu também gosto da outra parte – os artistas maquiadores têm de ser versáteis na forma de trabalhar – mas eu tenho especial predileção por trabalhar com alguém que me desafia a experimentar outras coisas ou que está aberto a isso.

Thom: O mais importante para mim, especialmente nesse mundo, é que funcione com a coleção. E minhas coleções são um tanto provocativas, elas não são normais. Portanto, a maquiagem jamais será normal. Mas ela é normal no sentido de que é mais para diversão, para enxergar as coisas de um jeito diferente.

Sil: Às vezes Thom tem uma ideia muito clara e quer a maquiagem fique dessa maneira ou daquela; durante esta estação em particular, ele me mostrava um tecido ou uma folha e eu partia dali, e a maquiagem seguiu das roupas para os rostos, então era tudo camuflagem.

Thom: Eu dei a ideia ao Sil de que seria interessante transferir a camuflagem para a maquiagem e bastou dizer isso para que a criação daquela estação se transformasse em uma das coisas mais bonitas que já vi. A camuflagem realmente transparecendo...

Sil: Thom é uma pessoa com uma visão muito forte. Eu amo o que ele faz e, nesse sentido, trata-se de uma grande oportunidade. É realmente legal trabalhar com ele. Há uma confiança mútua. Nós confiamos um no outro quanto àquilo que achamos bonito e que funciona. E isso é muito bacana. E não é algo que acontece automaticamente.

Thom: É isso mesmo. Respeito e confiança. Eu já trabalhei com muitas pessoas diferentes, mas há alguns relacionamentos que são realmente construídos sobre essa confiança contínua.