Christina Vacirca

Alemanha
Está na M·A·C desde 1997

Sobre o Artista

CHRISTINA VACIRCA

Aos seis anos de idade, vivendo em uma pequena cidade no centro da Alemanha, Christina Vacirca começou a fazer experiências com maquiagem pintando sobre uma boneca de plástico equipada com itens de maquiagem e utensílios para o cabelo que seu pai lhe trouxera de uma viagem à Itália. “Eu adorei tudo”, diz. “Talvez meus pais conhecessem o meu destino antes de mim”, ela reflete, observando que os hobbies de seu pai são pintar e tocar violão. Hoje como Artista Maquiadora Sênior da M·A·C, ela vive e trabalha em Berlim (“a cidade da minha vida!”), transformando alguns dos rostos mais reconhecidos do mundo, incluindo Christina Aguilera e Kanye West.

Ich bin ein Berliner [eu sou berlinense]

“Aos 20 anos, eu me mudei da pequena cidade onde cresci para Munique, onde comecei a fazer a maquiagem em projetos de cinema com  orçamento reduzido. Depois disso, mudei-me para Frankfurt onde tive a oportunidade de trabalhar com muitos fotógrafos inspiradores antes de me mudar novamente, dessa vez, para Colônia, onde uma ironia do destino me levou à M·A·C. Uma amiga minha havia se candidatado a artista maquiadora, mas não comparecer à entrevista, então eu fui no lugar dela e consegui o emprego! Acabei me estabelecendo em Berlim e a cidade ainda me inspira, com a sua faixa eclética de culturas”.

Mechanical Animal

"Eu realmente adoro trabalhar com o pessoal da música. O jeito que a Rihanna quebra todas as regras de estilo! Em um dia, ela é vamp; no outro, romântica. Eu amava a Amy Winehouse também, ela era como uma musa para mim. Mas se eu pudesse fazer a maquiagem de alguém, esse alguém seria o Marilyn Manson, ele é tão experimental e sempre está no topo! Um dos destaques de minha carreira foi trabalhar nos Music Awards da MTV Europeia em Munique em 2007. Era um projeto grande e trabalhamos com uma equipe enorme, incluindo celebridades. Esse evento me ensinou a ser flexível, a esperar o inesperado e a ter calma para lidar com situações estressantes”.

Ataque da Arte!

“Minhas influências artísticas são variadas. Eu absorvo dicas dos meus muitos heróis da maquiagem, incorporando elementos de lendas como Tom Pecheux, Kabuki, Gordon Espinet e Topolino. Também procuro inspiração no ambiente urbano. Quando era mais jovem, eu saía com muitos artistas grafiteiros, músicos e dançarinos. Dançar sempre foi uma de minhas paixões.  Eu amo especialmente assistir aos dançarinos de break dance nas ruas, eles têm uma energia e uma intensidade que eu também tento trazer para o meu trabalho. A rua pode ser a tela deles, mas para mim a tela sempre será o rosto”.