EM GLOBAL HEROES, NÓS COLOCAMOS EM FOCO ESTRELAS CELEBRADAS REGIONALMENTE QUE CAUSAM IMPACTO GLOBAL.
Você talvez as reconheça dos comerciais do Youtube ou do videoclipe da Madonna “Bitch I’m Madonna” (em que desfilam exuberantes ao lado de Jeremy Scott e Rita Ora). Aonde quer que você as tenha visto, não é segredo que a dupla baseada em Tokyo, AyaBambi, se transformou rapidamente em uma sensação da internet e chamou a atenção do mundo fashion e da dança com seus corpos superflexíveis e sua coreografia que mistura a dança do tipo voguing tradicional com movimentos fluídos e hipersincronizados. Some a tudo isso uma assinatura estética cybergoth e nasce um estilo de dança original inventado pelo duo Aya Sato e Bambi que vem quebrando fronteiras tradicionais.
Hoje, a dupla, AyaBambi, não só está ocupada com a Rainha do Pop (para quem elas também criaram danças para a turnê mundial Rebel Heart), mas também ganhou renome ao acumular milhões de visualizações no YouTube, estrelando a campanha AW15 da Alexander Wang, aparecendo na Vogue.com, Vogue Japão e recentemente, por começarem a namorar uma com a outra. Aqui, M·A·C Culture conversou com o enigmático casal de coreografistas sobre seu amor pela Disneyland, o porquê elas são muito mais que rainhas do voguing, e como elas escolhem se identificar além do rótulo LGBTQ.
Como e quando vocês começaram a dançar voguing juntas?
Em primeiro lugar, nosso estilo de dança é diferente do voguing tradicional. A similaridade está na composição de cada pose de forma bela, mas a versão deles tem um groove mais sexy com movimentos mais fluídos que buscam alcançar às pessoas. Por outro lado, pode-se dizer que nosso estilo é o oposto do voguing, porque nosso estilo de movimentos para o fluxo, para o tempo, não se estende às pessoas e, portanto, é incapaz de sentir a vida delas - é algo meio não-humano. Nosso estilo de dança permite que você sinta a estética cibernética.
“Pode-se dizer que nosso estilo é o oposto do voguing…é algo meio não-humano. Nosso estilo de dança permite que você sinta a estética cibernética.” – AyaBambi
Quem é o seu/sua dançarino (a) favorito (a) na história? E qual sua performance favorita (em filme, vídeo, etc.)?
Nós não temos um (a) dançarino (a) favorito (a) específico, mas nós recentemente vimos a companhia de dança japonesa Butoh, Dairakudakan, e realmente gostamos do belo mundo que eles criaram. Em filmes, em geral, nós gostamos do Tim Burton.
Seus estilos pessoais tendem a ser ousados, tudo preto, góticos...o que influencia isso? E quais são seus produtos favoritos?
Não somos influenciadas por tendências ou gêneros, mas gostamos de algo decadente por natureza. Nossos produtos favoritos de maquiagem são M∙A∙C Liquidlast Liner em Point Black e M∙A∙C Retro Matte Liquid Lipcolour em High Drama.
Você trabalhou com designers do DSquared2 para a Alexander Wang. O que você mais gosta na moda?
Em nosso trabalho anterior com muitos designers, nós tivemos muitas roupas que gostamos, mas, no futuro, gostaríamos de usar roupas que nós mesmas desenharmos.
Vocês estão noivas desde 2014. Como vai ser o casamento?
Não planejamos algo formal.
O Japão é uma sociedade bastante tradicional. Como as atitudes em relação aos casais homossexuais e ao casamento mudam com a geração mais jovem?
Nós não temos nenhuma idéia formada sobre isso porque escolhemos não pertencer a qualquer categoria do LGBT, nem nos preocupamos com tendências sociais. Não olhamos para o mundo desta maneira.
Como foi dançar com a Madonna?
Nós gostamos muito de dançar e trabalhar com a Madonna. É uma coisa inacreditável que nós participamos do videoclipe dela e ficamos felizes que muitos pessoas puderam nos conhecer através do nosso trabalho com ela.
Como vocês relaxam ou se recuperam após um cansativo período de trabalho?
Durante os meses mais frios, nós gostamos de tomar um banho quente em uma banheira grande ou passar um tempo em um país quente. Também gostamos de ir à Disneylândia quando temos um dia de folga.
O que devemos esperar da AyaBambi em 2017?
O mesmo de sempre - nós continuaremos evoluindo em nosso próprio ritmo e continuaremos a criar nosso mundo favorito com nossas pessoas favoritas. Continuaremos mostrando às pessoas quais são nossas paixões.