M·A·C Cosmetics Brasil reafirma compromisso de igualdade racial: após um ano da implementação das ações em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Como uma marca referência mundial de beleza, maquiagem e liberdade de expressão, a M·A·C Cosmetics tem como credo ‘todas as idades, todas as raças, todos os gêneros’, que em seu DNA possui o comprometimento com a inclusão e equidade começando com os seus funcionários e se estendendo às comunidades que atende.

Apesar desse legado, o movimento de justiça racial trazido à tona no Brasil, e em todo o mundo no ano passado, demonstrou claramente quanto trabalho ainda precisa ser feito para garantir um futuro mais justo. Por meio do plano de ação da M·A·C Brasil, divulgado em novembro de 2020, a marca segue dedicando esforços e recursos para se estabelecer como uma força de mudança positiva. E, um ano depois de firmar esse compromisso durante o mês da Consciência Negra, a M·A·C Brasil tem orgulho de compartilhar o progresso desses avanços.

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Representatividade Importa

Segundo o IBGE, cerca de 56% da população brasileira é negra. Com foco nesse dado, a M·A·C Cosmetics Brasil está promovendo um programa de recrutamento e desenvolvimento de profissionais, a fim de que sua equipe reflita essa realidade. A empresa conta com a expertise de três agencias de recrutamento e seleção especializadas em profissionais negros, além de um canal aberto para envio de currículos, no site da marca, com foco na diversidade. Atualmente 37% dos colaboradores no Brasil se identificam como negros (pretos ou pardos) e aumentamos as contratações de negros em 11% nos últimos 3 meses.

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Escuta e aprendizagem contínua

O propósito da marca é promover um avanço da igualdade racial, iniciando as mudanças de dentro para fora, e sempre construindo e unindo-se a parceiros que estejam engajados na causa. Um exemplo é a consultoria oferecida pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), uma organização sem fins lucrativos, que auxilia a M·A·C a garantir uma base consistente na estruturação e execução de ações pensando na pauta de igualdade racial.

A partir disso, foi criado um comitê e um grupo de afinidade de diversidade e inclusão chamado Noble, com colaboradores voluntários para ampliar vozes e potencializar talentos.

“Queremos unir pessoas que precisam ouvir e serem ouvidas, e juntos promovermos mudanças reais para diminuir os reflexos do racismo estrutural no ambiente corporativo” afirma Kátia Araújo, artista nacional M·A·C Brasil e que lidera o grupo Noble. “E sempre reforçando a existência de um canal interno de comunicação, para que todos os nossos colaboradores possam expressar seus sentimentos e experiências de forma anônima, com respaldo e direcionamento para providências necessárias”, complementa Kátia.

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Transformação do mercado de beleza

A M·A·C Cosmetics Brasil possui uma das maiores diversidades em itens de maquiagem como bases, pós e corretivos com mais de 280 opções para todos os tons, subtons, tipos e necessidades de pele. “Mantemos o compromisso com uma completa gama de produtos que performam na pele negra. Incluindo cuidados com a pele, sombras, blushes e iluminadores com ingredientes que, por exemplo, evitam a aparência acinzentada da pele”, explica Kátia.

Mais uma linha icônica de bases M·A·C teve seu portfólio ampliado, a segunda extensão de tons nos últimos dois anos. A Studio Radiance Face & Body passa de 13 tons para 30 e de dois para três subtons. Colaborando para que a diversidade de tons de pele seja atingida nas mais variadas texturas de base, atendendo a diferentes necessidades.

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Criatividade negra: ampliando vozes

A marca está desenvolvendo parcerias com grupos de criativos negros. Ela contou com o apoio da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina e com a Mandacaru Consulti, contribuindo na comunicação, diversidade e identidade, para estruturar campanhas de marketing e lançamentos que se comunicassem verdadeiramente com o consumidor negro. “Para a campanha da linha Studio Fix, por exemplo, realizamos um trabalho de cocriação com um time de profissionais criativos negros”, fala Ana Bernabe, diretora da M·A·C Brasil.

Já existem, também, ações e o aumento do mailing de celebridades e influenciadores negros envolvidos em campanhas da marca. “O propósito é que a comunidade negra deixe de ser vista como um nicho de mercado, e passe a ser entendida como um consumidor que deve ser representado por meio de uma comunicação direcionada. Por isso, posts com pessoas negras e informações de produtos que atendam suas necessidades são pontos que estamos trabalhando com atenção”, explica Ana Bernabe.

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Atendimento especializado

Foram realizadas seis turmas de treinamento com as equipes de Marketing, toda a equipe de Varejo e Educação sobre as questões de representatividade negra, atendimento ao cliente e comunicação. Também, foram realizados treinamentos de maquiagem para os Artistas M·A·C com foco nas características da pele negra contemplando, cerca de 200 artistas. Além de palestras auxiliando no letramento racial, construindo uma interação mais genuína com respeito à individualidade.

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Atuação social

Apoio e doação de R$ 250 mil em 2020 à Instituição sociocultural bloco Ile Aiyê, que promove a expansão da cultura de origem africana no Brasil, para apoiar projetos de educação e empregabilidade para comunidades negras e para a manutenção e preservação da instituição, que é uma das mais emblemáticas na inclusão étnico-racial e no combate ao racismo.

A já mencionada parceria com o com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), contempla uma ampla consultoria para assuntos raciais, e proporcionou 15 Palestras e Treinamentos para cerca de 400 participantes, abordando temáticas como: Vieses Inconscientes, Reconhecer-se na Luta Antirracista, Representatividade Negra No Varejo & Serviço ao Cliente, Representatividade Negra no MKT, Conceito De Tokenismo, Racismo Estrutural, Apropriação Cultural, etc. "O ID_BR nos ajuda em todos os aspectos para uma comunicação assertiva tanto com os nossos colaboradores quanto com os consumidores. E nos oferece total respaldo e nos orienta sobre os melhores caminhos a serem seguidos para colocar nosso propósito em prática da melhor maneira”, finaliza Ana Bernabe.

A M·A·C está comprometida em contribuir com o avanço da igualdade racial promovendo de maneira continua os seus compromissos em relação à inclusão e apoio à diversidade.

Para saber mais acesse: www.maccosmetics.com.br/mac-e-luta-antirracista.

SOBRE A M·A·C Cosmetics

M·A·C (Make-up Art Cosmetics) é a marca de maquiagem preferida dos artistas dos pincéis. Um dos nomes mais influentes no mundo, a M·A·C foi criada em 1984. Faz parte do Grupo Estée Lauder desde 1996 e é vendida em 75 países. No Brasil, a M·A·C chegou em novembro de 2002 e conta hoje com 43 lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Recife, Salvador, Vitória, Florianópolis, Goiânia, Belém, Campo Grande, Fortaleza e Sorocaba, entre outras.

M·A·C ONLINE - www.maccosmetics.com.br

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