M·A·C COSMETICS DESENVOLVE COMPROMISSO ANTIRRACISTA E COMPROMETE-SE À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

Em parceria com instituições especializados, a marca se compromete à diversos objetivos para conseguir abraçar e dar espaço a diversidade

No dia 20 de novembro, celebrando o Dia Nacional da Consciência Negra, a M·A·C Cosmetics - referência quando o assunto é maquiagem - anuncia seu compromisso antirracista e promete se responsabilizar pelas ações construídas com base em seu comprometimento com a inclusão e equidade para todos as idades, todas as raças e todos os gêneros - seu credo desde 1984.

Entendendo seu dever de apoiar mudanças para uma sociedade mais justa e inclusiva, a marca, juntamente com instituições especializadas como Feira Preta, Instituto Mandacaru e Instituto Identidade do Brasil (ID_BR), desenvolveu um compromisso com seis objetivos, internos e externos, de longo e curto prazo, afim de reescrever narrativas positivas em relação a pauta racial e reforçar a beleza e respeito para todos.

Confira os objetivos:

1

Representatividade Importa:

Hoje 38% dos funcionários M·A·C no Brasil se identificam como negros (pretos e pardos).

Com isso, a empresa se compromete a incrementar este número para refletir a proporcionalidade da população brasileira em 3 anos (56% de acordo com o IBGE) e a fomentar um plano de recrutamento e desenvolvimento de profissionais negros.

2

Escutar e aprendizados contínuos:

Reforço da educação interna dos funcionários do escritório e lojas.

A empresa contará com sua parceria com ID_BR (Instituto Pioneiro em Equidade Racial) para garantir uma base consistente sobre letramento racial, a criação de um comitê e um grupo de afinidade de diversidade e inclusão direcionado para o pilar racial. Além de reforçar o canal interno de comunicação para que todos os funcionários possam expressar seus sentimentos e experiências de forma anônima, com direcionamento para providencias necessárias.

3

Transformação do mercado de beleza:

Reforço dos produtos exclusivos para as necessidades da pele negra.

Sendo a marca com uma das maiores diversidades de tons e sub-tons para todos os tipos e necessidades de pele, as bases pós e corretivos somam mais de 160 opções específicas para peles negras. A M·A·C irá manter uma gama completa de produtos que performam na pele negra, incluindo cuidado com a pele, sombras, blushes e iluminadores com ingredientes que atendam suas necessidades, como por exemplo evitar a aparência acinzentada da pele, se comprometendo com a disponibilidade destes produtos nas suas lojas e site maccosmetics.com.br.

4

Criatividade Preta:

Queremos amplificar as vozes negras.

Projetos e parcerias com grupos de criativos negros como o apoio da Feira Preta (maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina) e Mandacaru Consultoria (comunicação, diversidade e identidade) em trabalho de cocriação com um time de profissionais criativas negras para a campanha de Studio Fix. Além de tornar as redes sociais uma plataforma aberta para abordar questões da luta antirracista em parceria com profissionais negros.

5

Atendimento Especializado:

Garantir que seus consumidores negros se sintam bem-vindos nos canais de interação.

Com oportunidades em evoluir no serviço e atendimento aos consumidores negros, a marca irá priorizar o treinamento para os seus maquiadores em loja sobre como atender consumidores de todos os tons de pele, além de promover conteúdos dedicados para peles negras em suas redes sociais.

6

Atuação Social:

Investindo na mudança como uma doação de R$250 mil para a instituição sociocultural Bloco Ilê Aiyê (que promove a expansão da cultura de origem africana no Brasil).

Para apoiar projetos de educação e empregabilidade para comunidades negras além da manutenção e preservação de uma das instituições mais emblemáticas na inclusão étnico-racial e no combate ao racismo. Além disso, a marca continuará a dar suporte a comunidades em situação de vulnerabilidade social, contribuindo com as causas do HIV/AIDS e LGBTQIA+ por meio do programa Viva Glam no Brasil, desde 2007.

Combinando criatividade com senso de comunidade e talento artístico para honrar a individualidade e autoexpressão, a empresa busca equidade para todos. Segundo Paola Vorlander, diretora da M·A·C Brasil: "A M·A·C sempre teve a diversidade em seu DNA, nosso credo “para todas as idades, todos os gêneros e todas as raças” é aplicado em nosso trabalho diariamente, e o compromisso veio para criarmos oportunidades e espaços para a diversidade étnico-racial e reafirmar o que acreditamos."

Acreditando na diversidade da beleza, a M·A·C Cosmetics se baseia na visão plural de beleza e de mundo, para firmar esse compromisso antirracista.